- FutCAP
- Investigação sobre injúria racial em clássico avança com depoimento de testemunha
Investigação sobre injúria racial em clássico avança com depoimento de testemunha
Por Redação FutCAP em 28/01/2025 15:52
Avanço nas Investigações e Apresentação do Suspeito
A Polícia Civil anunciou um progresso considerável nas apurações sobre o caso de injúria racial contra o zagueiro Léo, do Athletico. O incidente ocorreu após sua expulsão no empate sem gols contra o Coritiba, no último sábado, no estádio Couto Pereira. De acordo com o delegado Luiz Carlos de Oliveira, responsável pelo caso, o indivíduo apontado como autor das ofensas raciais se apresentará à Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) nas próximas 24 horas.
O delegado expressou otimismo com o andamento do caso: ?Tivemos uma confirmação que um advogado vai apresentar o autor dos fatos aqui (na Demafe). Isso é bastante consolador, pois toda nossa equipe está trabalhando muito no intuito de identificar esse torcedor?. Ele ainda acrescentou: ?Tínhamos um suspeito e tendo em vista que apertamos a corda, esse suspeito vai se apresentar aqui na delegacia. Acredito que nas próximas 24 horas teremos a identificação do autor da injúria racial?.
Depoimento da Testemunha e Análise de Imagens
Uma pessoa que estava no mesmo setor do estádio que o autor das ofensas foi ouvida como testemunha nesta terça-feira. Inicialmente, esse indivíduo havia sido intimado como suspeito, mas uma análise mais detalhada das imagens descartou qualquer participação no ato discriminatório. A Demafe utilizou imagens de diversos ângulos, inclusive fotografias, em momentos distintos da expulsão de Léo . Esse cruzamento de vídeos permitiu montar um ?quebra-cabeça? e identificar o verdadeiro responsável pelo crime.
Pedido de Prisão Preventiva e Punição ao Responsável
O delegado Luiz Carlos de Oliveira informou que, uma vez feita a identificação formal do autor, será solicitado um pedido de prisão preventiva. ?Nosso trabalho é difícil, de identificação, não é fácil. Muito provavelmente até o meio da semana já estaremos com a identificação desse torcedor, o responsabilizando e pedindo sua prisão preventiva?, afirmou.
Posicionamentos dos Clubes e Manifestações de Apoio
O Coritiba, clube mandante do jogo em que ocorreu o incidente, divulgou uma nota nas redes sociais na qual repudia o ato de injúria racial. O clube também declarou que "todas as informações solicitadas pelas autoridades competentes foram prontamente entregues" e que segue "colaborando para que o processo de identificação seja concluído com a máxima celeridade".
Ações do Athletico em Protesto ao Racismo
O Athletico, em resposta ao ocorrido, apresentou um uniforme preto com a mensagem antirracista ?Não ao racismo?, que foi utilizado na partida contra o Cianorte, pelo Campeonato Paranaense. A iniciativa, que contou com a participação do zagueiro Léo em vídeo promocional, teve como lema ?Ame o Athletico e odeie o racismo?.
O Desabafo de Léo e a Luta por Respeito
Léo compareceu à Demafe para registrar o boletim de ocorrência e expressou seu descontentamento com a situação: "Momento difícil. Eu luto por essa causa e passar por isso não é legal. Neste momento eu fiquei muito próximo da minha família. Agora é fazer o que tem que ser feito para que essa pessoa não cometa mais isso com ninguém. A gente não pode ocupar um lugar de vítima em momento nenhum. Que a pessoa pague pelos seus atos. O que peço é respeito e igualdade", disse o jogador.
O crime de injúria racial, tipificado pela Lei Nº 14.532, de janeiro de 2023, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de frequentar locais destinados a práticas esportivas, artísticas ou culturais por três anos.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros